Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC
O clima seco e as temperaturas elevadas deste verão têm favorecido a produção de arroz em Santa Catarina. Com as condições da lavoura positivas, a colheita já está adiantada em todo o estado. A região Sul está próxima dos 60% de área colhida, enquanto o Norte, onde a plantação inicia mais cedo, já colheu praticamente toda a primeira safra. Além disso, a qualidade do grão também tem sido avaliada de forma otimista pelo setor, que vem registrando uma produtividade considerável por hectare.
A avaliação é do Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC). De acordo com o presidente da entidade, Walmir Rampinelli, o clima realmente está sendo o fator de destaque da safra 2024/2025, assim como o comprometimento dos produtores catarinenses para a garantia de uma boa colheita.
“Santa Catarina é recordista nacional em produtividade e, em 2025, não está sendo diferente. Os nossos agricultores são muito dedicados e comprometidos com a produção, por termos áreas menores de cultivo, o cuidado é ainda maior. Neste cenário, as indústrias estão satisfeitas com a produção e a qualidade do arroz deste ano, temos um grão cheio, que rende para todo mundo – tanto produtores quanto indústrias –, e que significa um produto de qualidade na mesa do consumidor”, afirma Rampinelli.
Recordes de produção
Com uma área de 30 hectares para a rizicultura no município de Forquilhinha, Marcos Rocha Macedo faz parte da segunda geração de produtores de arroz de sua família. São quase 30 anos na lavoura e, em 2025, a expectativa é para recorde de produção em sua propriedade: aproximadamente seis mil sacos, o que representaria uma média de 200 sacas por hectare.
“Costumamos dizer que o arroz gosta de água no pé e sol na cabeça, quando acontece essa combinação de fatores é sempre um ano de lavoura boa. O ano passado foi atípico, tivemos muita chuva na região e o manejo foi mais difícil. Já nesse ano, o clima ajudou muito, conseguimos fazer o manejo de forma correta e no tempo certo, então a produção foi muito positiva”, declara Macedo.
Expectativa de safra cheia
O engenheiro agrônomo e coordenador estadual do programa Grãos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Douglas George de Oliveira, explica que, além do clima e do trabalho dos produtores, a variedade SCSBRS126 Dueto também merece destaque.
“O material que mais tem se destacado em termos de produtividade esse ano, da mesma forma como foi no ano passado, é a cultivar da Epagri SCSBRS126 Dueto. Ela tem gerado produções muito superiores a outras cultivares que estavam sendo cultivadas até então. Com isso, de forma geral, a expectativa no estado é para um ano de safra cheia, com produtividade estimada em torno de 8,7 mil quilos por hectare, o que é realmente bastante positivo”, finaliza o engenheiro.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações