Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor
![]()
Atualmente, o Brasil está próximo de atingir 5 milhões de toneladas de produção anual de sorgo, e se tornar o terceiro maior produtor mundial do grão. Os Estados de Goiás e Minas Gerais respondem por 46% desta produção no país.
Durante o 3° Congresso Abramilho, a expansão do sorgo e seu grande potencial produtivo foram destaques em vários painéis do evento.
Segundo o pesquisador da Esalq/USP, Mauro Ozaki, porenquanto o sorgo é um produto de baixa liquidez, mas existe a projeção para os próximos anos de um forte avanço na produção do Brasil devido ao interesse por parte de biorrefinarias de etanol de milho, e do potencial do grão como matéria-prima para produção de farelo para ração animal. "Acredito que o mercado do sorgo tem se ampliado gradativamente no país e isso tende a aumentar cada vez mais. Ele tem um custo de produção menor, baixo risco de plantio quando comparado ao milho devido sua maior tolerância à seca e menor necessidade de insumos e, além disso, tem um importante potencial para produção de subprodutos", afirmou o pesquisador.
De acordo com o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, apesar do avanço e dos benefícios da cultura, muitos produtores ainda são resistentes ao plantio. No atual cenário, oferecer suporte técnico, divulgar as vantagens e os benefícios deste tipo de produção são cada vez mais essenciais. "A gente tem trabalhado muito para conseguir aprovar novas tecnologias para aumentar a produtividade. Mas, o sorgo é um desafio. Queremos incentivar cada vez mais o plantio. Então, vamos trabalhar para ampliar as informações sobre o grão. Quem sabe no próximo Congresso da Abramilho a gente traga um painel técnico especialmente para mostrar na prática ao produtor a importância e o papel do sorgo Realmente isso é importante", destacou o executivo.
0 comentário
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago
Híbrido tolerante ao pulgão é aposta da Corteva Agriscience para a cultura do Sorgo na próxima safra