Trigo: produtor brasileiro precisa aprender a produzir trigo de qualidade.

Publicado em 29/12/2010 10:46 e atualizado em 05/03/2020 20:57

Apesar de em 2010 a produtividade brasileira das safras de trigo do Sul do país terem sido consideradas excepcionais, a falta de qualidade dos grãos impediu a liquidez do produto, onde as indústrias moedoras preferiram importar trigo do Mercosul. Para 2011, é necessário que o triticultor brasileiro aprenda a produzir cereal de qualidade, tipo pão ou melhorador, pois o Governo já anunciou que só ajudará na comercialização de produtos de qualidade.

Os preços no mercado internacional alavancaram após perdas nas principais safras do mundo como da Rússia e toda a região do Mar Negro, Austrália e Estados Unidos, e a tendência é de que as cotações se sustentem até maio com os principais players fora do mercado abastecedor.

No Brasil, os produtores estão muito desanimados para planejar a próxima safra. Segundo o analista de trigo e farinhas da Fênix Comunicação Corporativa, Luiz Carlos Pacheco, é preciso que o brasileiro aprenda a melhorar a qualidade da sua lavoura para que possa competir com os países do Mercosul que exportam para os moinhos do Brasil, bem como, conquiste o mercado interno.

Pacheco alerta sobre a decisão do Governo em só comercializar trigo de qualidade no próximo ano, seja tipo pão ou melhorador somente. Essa é a necessidade e carência que as indústrias sentem para com o produto brasileiro, portanto, para garantir renda em 2011, o triticultor deverá se adaptar às novas condições do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Roberto de Menezes Londrina - PR

    O triticultor brasileiro sabe produzir trigo de qualidade, mas, necessita criar mecanismos para se defender dos programas do governo federal para o monopólio das grandes cooperativas e a viabilização da importação de trigo subsidiado, aos moinhos.

    0