Equador pretende exportar banana gourmet para o Brasil

Publicado em 02/06/2014 12:52 774 exibições

Uma banana gourmet, com tamanho e calibre diferente da fruta enviada aos outros países do Cone Sul. Este é o tipo que o Equador buscar exportar para o Brasil, uma vez que o país eliminou, no último mês de abril, as restrições sanitárias dadas aos vizinhos.

Os primeiros contatos comerciais já foram iniciados, bem como a análise de alternativas de transporte para enviar a fruta ao país, que mantinha o acesso bloqueado desde 1997.

Manuel Romero, diretor da Corporação Regional de Bananicultores Equatorianos Agroban, explica que, como o Brasil também produz banana, a ideia é mirar em um mercado com poder aquisitivo mais alto com uma fruta premium, assim como a que já é enviada para os Estados Unidos e para a União Europeia.

A variedade cavendish, que vai para a Europa, tem um tamanho mínimo de dois dedos de 18 centímetros e um calibre que está entre 39 mm e 46 mm.

Romero manifesta que a parte logística é importante para concretizar os pedidos, mas os equatorianos ainda analisam qual é a melhor alternativa.

Eduardo Ledesma, diretor da Associação de Exportadores de Banana do Equador (AEBE), estima que inicialmente poderiam ser enviadas umas 20 mil caixas semanais de banana ao Brasil.

(Com informações do America Economia)

Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário