Maçã: Quebra da safra 2017/18 pode ser menor que a esperada

Publicado em 12/02/2018 08:37

A colheita da safra 2017/18 de maçã teve início em janeiro nas regiões produtoras do Sul do País, começando pela variedade gala. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a expectativa é de que a quebra desta safra seja menor que a estimada inicialmente, com volume de 15% a 20% menor que o colhido na temporada 2016/17.

O aumento esperado para a produção de gala frente à safra anterior foi descartado, em razão do menor tamanho da fruta observado nos pomares, o que deve manter o volume da variedade em relação à temporada 2016/17. Assim, a campanha 2017/18 deve ter volume dentro da média, totalizando de 1 a 1,2 milhão de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), mas ainda menor que a "supersafra" anterior.

Além disso, espera-se uma temporada com maior oferta de unidades com calibres entre 135 e 150. Quanto à qualidade, a geada tardia e o baixo volume de chuvas entre novembro e dezembro/17 na região de São Joaquim (SC) podem gerar russeting (danos na casca), reduzindo a quantidade de Categoria 1.

Por outro lado, para 2018, a expectativa é de preços levemente superiores aos de 2017, mas a rentabilidade unitária ao produtor ainda pode se manter pressionada, devido ao (esperado) aumento nos custos. No entanto, as quebras de safra de outras frutas podem favorecer o mercado de maçãs neste ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário