Clima favorece produção de uva no Rio Grande do Sul

Publicado em 28/02/2018 14:34

O doce sabor da uva gaúcha tem agradado, e muito, os consumidores. A safra da fruta no Rio Grande do Sul foi beneficiada pelo clima seco e quente dos últimos meses, o que favoreceu bastante o cultivo. “Durante o desenvolvimento e maturação tivemos poucos dias de chuva. E, com a umidade abaixo da média, ocorre um melhor acúmulo de açúcares”, explica Enio Ângelo Todeschini, Coordenador de Fruticultura da Emater em Caxias do Sul.

Segundo o especialista, outros fatores foram essenciais para os bons resultados, como, por exemplo, o gradiente térmico. Durante toda a primavera e verão, a região teve noites mais frias para a época e tardes não muito quentes. “Isso condiciona os açúcares e ácidos da uva deixando esse balanço mais equilibrado, além de favorecer a coloração, sabor e a qualidade do produto”, conta. Além disso, a intensa radiação solar também é importante para o bom desenvolvimento da cultura.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, até o fim deste mês não deve ter muita chuva nessas regiões. "O mês deve fechar abaixo da média, devido à baixa atuação das frentes frias", explica Nascimento.

Cerca de 92% da uva do estado é produzida na serra gaúcha e cidades como Caxias do Sul e Erechim foram muito favorecidas pelas condições climáticas. De acordo com Todeschini, a previsão é de que a safra atual fique em torno de 620 mil toneladas. “A uva está apresentando 20 dias de antecipação da maturação. Agora estamos indo para o final da colheita, o que é inédito. A previsão é de que no final de fevereiro a fase esteja encerrada”, finaliza.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Linhas Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário