Clima favorece produção de uva no Rio Grande do Sul

Publicado em 28/02/2018 14:34 198 exibições

O doce sabor da uva gaúcha tem agradado, e muito, os consumidores. A safra da fruta no Rio Grande do Sul foi beneficiada pelo clima seco e quente dos últimos meses, o que favoreceu bastante o cultivo. “Durante o desenvolvimento e maturação tivemos poucos dias de chuva. E, com a umidade abaixo da média, ocorre um melhor acúmulo de açúcares”, explica Enio Ângelo Todeschini, Coordenador de Fruticultura da Emater em Caxias do Sul.

Segundo o especialista, outros fatores foram essenciais para os bons resultados, como, por exemplo, o gradiente térmico. Durante toda a primavera e verão, a região teve noites mais frias para a época e tardes não muito quentes. “Isso condiciona os açúcares e ácidos da uva deixando esse balanço mais equilibrado, além de favorecer a coloração, sabor e a qualidade do produto”, conta. Além disso, a intensa radiação solar também é importante para o bom desenvolvimento da cultura.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, até o fim deste mês não deve ter muita chuva nessas regiões. "O mês deve fechar abaixo da média, devido à baixa atuação das frentes frias", explica Nascimento.

Cerca de 92% da uva do estado é produzida na serra gaúcha e cidades como Caxias do Sul e Erechim foram muito favorecidas pelas condições climáticas. De acordo com Todeschini, a previsão é de que a safra atual fique em torno de 620 mil toneladas. “A uva está apresentando 20 dias de antecipação da maturação. Agora estamos indo para o final da colheita, o que é inédito. A previsão é de que no final de fevereiro a fase esteja encerrada”, finaliza.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Fonte:
Linhas Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário