Maçã: É tempo de florada!

Publicado em 26/09/2018 15:57
62 exibições

O aumento das temperaturas e início da florada da safra 2018/19 caracterizam o mês de setembro nas regiões produtoras de maçã do Sul. Até as primeiras semanas de agosto, os pomares ainda estavam em fase de podas e tratamentos. A maior parte dos produtores optou pela quebra de dormência a partir dos últimos 10 dias de agosto.

Por outro lado, alguns maleicultores decidiram começar os tratamentos com indutores de quebra de dormência antes do esperado. A brotação efetiva ocorreu a partir da primeira quinzena de setembro, principalmente nas regiões serranas. A plena florada, por sua vez, se inicia nesta semana no Sul do País.

Contudo, produtores, preocupados que o inverno foi menos rigoroso na maior parte das regiões monitoradas pela Epagri/Ciram, devem realizar atividades de campo adicionais que favoreçam a frutificação. Entre 1º de abril e 30 de agosto, as cidades de Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC) e Vacaria (RS) acumularam, respectivamente, 735 horas, 745 horas e 741 horas de frio.

Ainda segundo informações do monitoramento de frio da Epagri/Ciram, as altas temperaturas em abril e maio podem impactar em baixa frutificação efetiva, principalmente para a maçã gala. Em relação à fuji, os pomares têm apresentado alta taxa de fertilidade de gemas, embora com flores fracas.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

0 comentário