Maçã: É tempo de florada!

Publicado em 26/09/2018 15:57

O aumento das temperaturas e início da florada da safra 2018/19 caracterizam o mês de setembro nas regiões produtoras de maçã do Sul. Até as primeiras semanas de agosto, os pomares ainda estavam em fase de podas e tratamentos. A maior parte dos produtores optou pela quebra de dormência a partir dos últimos 10 dias de agosto.

Por outro lado, alguns maleicultores decidiram começar os tratamentos com indutores de quebra de dormência antes do esperado. A brotação efetiva ocorreu a partir da primeira quinzena de setembro, principalmente nas regiões serranas. A plena florada, por sua vez, se inicia nesta semana no Sul do País.

Contudo, produtores, preocupados que o inverno foi menos rigoroso na maior parte das regiões monitoradas pela Epagri/Ciram, devem realizar atividades de campo adicionais que favoreçam a frutificação. Entre 1º de abril e 30 de agosto, as cidades de Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC) e Vacaria (RS) acumularam, respectivamente, 735 horas, 745 horas e 741 horas de frio.

Ainda segundo informações do monitoramento de frio da Epagri/Ciram, as altas temperaturas em abril e maio podem impactar em baixa frutificação efetiva, principalmente para a maçã gala. Em relação à fuji, os pomares têm apresentado alta taxa de fertilidade de gemas, embora com flores fracas.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário