Tomate: Safra de inverno segue com boa rentabilidade em Mogi Guaçu (SP)
A menor oferta de tomate, ocasionada pelas diminuições de área e de produtividade (em relação ao ano passado), tem resultado em rentabilidade positiva aos produtores neste início da safra de inverno de Mogi Guaçu (SP). Na parcial de maio (até o dia 17), o preço do tomate salada AA fechou à média de R$ 65,56/cx, alta de 54% frente ao mesmo período de 2018 – quando a caixa era comercializada a R$ 42,57, em termos nominais.
Em maio, a região de Mogi Guaçu (uma das principais praças produtoras do período) deve colher aproximadamente 30% do total cultivado – sendo que, em abril, as atividades chegaram a 10% deste volume. Naquele mês, a produtividade ficou em 300 caixas/mil pés, com perdas estimadas entre 5% e 10%.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, as lavouras da região enfrentam problemas com bactérias e broca, ambas causadas pelas chuvas e pelas temperaturas elevadas. Neste cenário, houve aumento do número de aplicações – o que, somado à menor produtividade, acarretou em alta do custo unitário.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço