Melão: Exportações seguem a todo vapor

Publicado em 10/12/2019 14:35

De acordo com exportadores brasileiros consultados pelo Hortifruti/Cepea, novembro foi marcado por envios satisfatórios de melão. O volume exportado da fruta totalizou 39 mil toneladas no mês, quantidade 26% superior à do mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A receita também aumentou quase 20%, registrando US$ 25 milhões.

Em novembro, os principais destinos do melão brasileiro continuaram sendo os países europeus, em especial Holanda, Espanha, Reino Unido e Itália – os quais, juntos, consumiram cerca de 92% dos embarques totais, segundo a Secex. O destaque, por sua vez, está relacionado ao incremento considerável das exportações para a América do Norte (Estados Unidos e Canadá) no período.

Apesar da pequena participação no total exportado pelo Brasil (apenas 3%), os embarques para os Estados Unidos e Canadá aumentaram 120% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado. Este aumento pode estar relacionado às adversidades climáticas, associadas ao fenômeno Lorena, que prejudicou a melonicultura do México, principal fornecedor para estes países. Desta forma, outros ofertantes, como Brasil, Guatemala e Honduras, puderam expandir os envios para os dois países norte-americanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário