Melão: Exportações estão satisfatórias na safra 2019/20

Publicado em 16/01/2020 13:28

O ano de 2019 se encerrou com mais da metade da safra principal de melão do Rio Grande do Norte/Ceará concluída e com saldo positivo para as exportações. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), houve aumento de 21% no volume exportado da fruta na parcial da campanha (agosto a dezembro), totalizando 160 mil toneladas, e alta de 14% na receita no mesmo período, superando US$ 100 milhões.

Segundo exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, nesta campanha, não houve sobreposição dos envios brasileiros com a safra espanhola, como ocorrido na temporada 2018/19, beneficiando os embarques e o escoamento no mercado europeu. Outro fator que pode ter influenciado neste sentido foi o expressivo aumento das importações norte-americanas de melões brasileiros.

Considerando-se a parcial da temporada (agosto a dezembro), a receita obtida com os embarques para os Estados Unidos e o volume comercializado foram superiores em 315% e 353%, respectivamente. Tal crescimento pode ser explicado pelo fenômeno Lorena, que ocorreu no México (um dos principais exportadores de melão para os EUA) e que, por conta de intensas chuvas tropicais, abriu espaço para a fruta brasileira.

A partir de agora, restam menos de três meses para a finalização da safra do RN/CE, e o cenário das exportações é incerto para esse período – pois dependerá do clima, principalmente da intensidade das chuvas de verão, as quais podem afetar a qualidade das produções brasileiras, e da entrada dos países concorrentes da América Central, como Honduras e Costa Rica, que historicamente produzem frutas de qualidade, por conta das boas condições climáticas neste período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário