Banana: Chuvas retornam à região de Bom Jesus da Lapa

Publicado em 27/01/2020 16:32

No fim do ano passado, as chuvas ficaram abaixo do volume estimado na normal climatológica em Bom Jesus da Lapa (BA), de acordo com dados metereológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) – e, quando aconteciam, eram irregulares.

Assim, segundo produtores de banana da região, as pulverizações contra a Sigatoka-amarela (Mycosphaerella musicola) – que possui como principais sintomas a morte prematura de folhas, a maturação precoce de frutos, a redução na área foliar e, consequemente, a queda de produtividade –, não foram realizadas no período, devido ao fato de o fungo não se desenvolver em um ambiente com baixa umidade.

precipitação bom jesus da lapa bahia inmet

Por outro lado, as chuvas foram frequentes na região em janeiro, ultrapassando a normal climatológica. Por enquanto, produtores relatam que, como as precipitações foram muito espaçadas, novas aplicações não foram necessárias – sendo que devem ocorrer apenas após um período mais longo de chuvas.

Vale destacar que as precipitações ocorreram no inicio de janeiro e retornaram à região na semana passada (21). Para os próximos dias, é esperado que o volume de chuva se mantenha constante, assim como as altas temperaturas, de acordo com o Inmet, podendo contribuir para o início das aplicações de defensivos contra a doença.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário