HF Brasil analisa a percepção do consumidor sobre frutas e hortaliças no Twitter
A matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avalia, nesta edição de fevereiro, a percepção dos consumidores de frutas e hortaliças no Twitter.
Esta rede social foi escolhida devido à sua representatividade e à facilidade de coletar informações das postagens. A equipe selecionou mais de 300 mil tweets com menções de 115 frutas e hortaliças e, com esse conjunto de informações, foi possível avaliar quais desses produtos são os mais comentados.
O resultado é interessante: nem sempre os mais “falados” são os de maior volume comercializado. Na análise, a couve e a couve-flor são os produtos mais comentados no Twitter, seguidos por pera, jambo, carambola e seriguela, de baixa representatividade econômica.
Outro ponto importante foi o processo de realizar uma análise do conteúdo dessas conversas. O objetivo foi descobrir se as principais tendências de consumo de alimentos têm sido tema de publicações no Twitter. Os assuntos mais comentados são, nesta ordem: receitas culinárias, saudabilidade, preço, praticidade, qualidade e sustentabilidade.
Esses resultados, que foram baseados na análise de um mês de conversa, mostram que as redes sociais permitem nortear estratégias de marketing no intuito de se comunicar melhor com o consumidor brasileiro.
0 comentário
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços