Uva: Alagamento na Ceagesp piora qualidade das uvas

Publicado em 14/02/2020 12:22

Em São Paulo (SP), as chuvas intensas no início desta semana causaram alagamentos na Ceagesp. Somente na segunda-feira, 10, as precipitações somaram 143 mm, segundo o Inmet. Partes do estacionamento de caminhões de carga e dos armazéns foram tomados pelas águas, sendo liberados apenas na quarta-feira à tarde, 12. Os maiores impactos foram no setor de frutas; no entanto, colaboradores do Hortifruti/Cepea informaram que nem tudo foi perdido, já que algumas cargas eram guardadas em locais mais altos.

No caso da uva, perdas também ocorreram, mas por ser uma fruta de maior valor agregado, houve prioridade dos atacadistas em tentar “salvá-las” (colocando em cima das câmaras frias ou em outros locais mais altos), o que amenizou as perdas. As uvas vendidas nos primeiros dias após a reabertura do entreposto (quarta e quinta) foram as que já estavam em trânsito para serem distribuídas, que ficaram nos caminhões a maior parte da semana. Desta forma, a qualidade dessas uvas era limitada, mas ainda assim os preços não recuaram tanto, diante da baixa oferta. A variedade BRS vitória, por exemplo, teve média de R$ 9,66/kg (-0,3% na semana). No entanto, a partir da sexta-feira, 14, novas uvas devem chegar nas centrais atacadistas, e para estas, os preços podem ser maiores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário