Tomate: Safra de verão atinge o pico

Publicado em 19/02/2020 14:33
61 exibições

Após um início de safra de verão com preços baixos, entre outubro e novembro/19, o tomate registrou recuperação no fim do ano passado, garantindo boa margem ao produtor em janeiro. Isso porque grande parte das primeiras lavouras da safra já tinha produzido seu potencial. Em janeiro, o preço médio do tomate salada para o produtor, nas principais praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, foi de R$ 43,00/cx, valor 55% superior às estimativas de custos de produção.

Já em fevereiro, com novas lavouras entrando em produção e as regiões de Caçador (SC), Itapeva (SP), Nova Friburgo (RJ) e Caxias do Sul (RS) em pico de colheita, a oferta voltou a aumentar, pressionando as cotações. Na parcial de fevereiro (até o dia 18), a média dos valores recebidos por produtores pelo tomate salada está em R$ 40,47/cx, valor 6% abaixo da média de janeiro – mas, ainda assim, garantindo rentabilidade positiva.

Segundo agentes, a colheita em fevereiro deve atingir 63% do total da temporada nas praças ofertantes. Quanto à produtividade média, na parcial da safra de verão 2019/20 (nov/19 a jan/20), está 3% inferior à do mesmo período do ano passado, devido ao clima mais chuvoso em algumas praças no período.

Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

0 comentário