Hortifruti: Como se prevenir do novo coronavírus?

Publicado em 16/03/2020 11:15
57 exibições

O novo coronavírus segue se espalhando para diferentes partes do mundo: mais de 150 mil pessoas já foram afetadas até esta segunda-feira, 16, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Neste cenário, há alguma forma de a população se prevenir da contaminação?

A OMS afirma que os cuidados no dia a dia são simples, compostos principalmente pela higienização das mãos (com água e sabão e soluções à base de álcool) e de superfícies que possam estar contaminadas (com desinfetantes). Além disso, é importante manter distância de pessoas com sintomas gripais e cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço (descartável) ao tossir ou espirrar.

Quanto à alimentação, é importante cozinhar bem os alimentos e evitar o consumo de produtos de origem animal crus ou malcozidos. Fortalecer o sistema imunológico também é positivo à prevenção, apesar de não ser efetivo de forma isolada.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, não há nenhum medicamento específico para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Assim, infectologistas recomendam a manutenção de um estilo de vida saudável (como se atentar à alimentação, praticar exercícios físicos, manter horas adequadas de sono e evitar situações de estresse) para fortalecer o sistema imunológico e prevenir inúmeras doenças.

Neste sentido, para manter a alimentação saudável, as frutas e hortaliças, como um todo, são importantes aliadas! Conforme a revista Abrale On-line, alguns alimentos que podem colaborar com a defesa do sistema imunológico são o inhame, que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos, vegetais de cor verde escura (como brócolis e couve), fontes de ácido fólico, alimentos amarelos e laranjas (ameixa, laranja, cenoura e mamão), ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína, e alho, que protege o coração e auxilia em funções pró e anti-inflamatórias do corpo.

Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

0 comentário