Hortifruti: Atividades de abastecimento de HF ocorrem em todo o País

Publicado em 03/04/2020 08:30

Todas as atividades da cadeia produtiva de frutas e hortaliças, consideradas essenciais ao abastecimento e à segurança alimentar da população, estão autorizadas a operar normalmente no Brasil, com base em decreto federal editado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última quinta-feira, 26. A portaria visa garantir o pleno funcionamento da cadeia produtiva de alimentos, bebidas e insumos agropecuários, mesmo diante das medidas de isolamento social para contenção da pandemia da covid-19 no País.

Neste cenário, colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam que as atividades de campo, transporte e comercialização estão mais regulares nos últimos dias (30/03 a 02/04), adotando-se as medidas de prevenção ao coronavírus divulgadas pelo Mapa e pelo Ministério da Saúde. Embora a demanda por hortifrútis esteja relativamente melhor nesta semana, ao contrário da anterior, para outros produtos e em algumas localidades, ainda há menor escoamento. No caso do transporte, também há relatos de desestímulo de caminhoneiros à viagem, devido à falta de carga para fretes de retorno (principalmente do Nordeste para Sul e Sudeste).

CEASAS E FEIRAS LIVRES – Relatório divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta que o abastecimento nas principais centrais atacadistas do Brasil ocorreu normalmente na última semana (de 22 a 28/03, período do levantamento), embora a demanda tenha recuado na ocasião, devido ao fechamento de bares e restaurantes, importantes compradores do segmento, e das idas menos frequentes de consumidores às compras. Conforme relatos de colaboradores do Hortifruti/Cepea, as atividades continuaram normalmente nesta semana (30/03 a 02/04).

Já a realização de feiras livres, especificamente, tem sido limitada ou até interrompida em algumas localidades brasileiras – até o momento, a ocorrência deste tipo de comercialização não está proibida por decreto federal, desde que os feirantes sigam rigorosamente as medidas de segurança e de prevenção ao coronavírus apresentadas pelo Ministério da Saúde e pelo Mapa. Mesmo assim, conforme relatado à equipe Hortifruti/Cepea nesta semana, as feiras foram suspensas em algumas cidades brasileiras, levando à perda de produtos e preocupando hortifruticultores locais, tendo em vista a importância deste tipo de comercialização para o escoamento da produção. Agentes do setor pedem, portanto, melhor coordenação das regras de comercialização neste segmento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário