Embrapa abre oferta pública de sementes da cenoura BRS Paranoá para cultivo orgânico

Publicado em 07/04/2020 11:19

A cenoura BRS Paranoá, primeira cultivar do mercado nacional desenvolvida e validada especialmente para a produção orgânica, está sendo ofertada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para empresas produtoras de sementes de cenoura inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). O objetivo é que as empresas licenciadas façam a multiplicação e a comercialização das sementes da nova cultivar.

De acordo com o Comunicado de Oferta nº 06/2020, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, estão sendo ofertados quatro lotes de sementes da cultivar BRS Paranoá, sendo que cada lote possui 500 gramas de sementes genética. O valor do lote é R$ 1.000,00 e as empresas interessadas podem adquirir somente um lote da oferta inicial, mas há a possibilidade de manifestar interesse por possíveis lotes remanescentes ao final da chamada.

As empresas produtoras de sementes de cenoura devem encaminhar a documentação solicitada no Comunicado de Oferta nº 06/2020 até às 17h do dia 15/04/2020 (quarta-feira) para o e-mail [email protected]. Entre os documentos exigidos estão ficha de identificação da empresa produtora, bem como a cópia de sua inscrição no RENASEM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com habilitação para produção de sementes de cenoura (Daucus carota L.).

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Henrique Carvalho, o licenciamento dessa nova cultivar de cenoura não tem foco no recebimento de royalties, mas sim no estímulo ao mercado de produção de sementes orgânicas, um nicho que apresenta números crescentes a cada ano.

As empresas produtoras interessadas na multiplicação de sementes da cenoura BRS Paranoá serão classificadas por ordem de recebimento do e-mail enquanto houver lotes disponíveis de semente genética. O documento completo pode ser acessado aqui. Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre o comunicado de oferta, enviar e-mail para [email protected].

Confira aqui todos os editais e ofertas públicas para licenciamento de tecnologias da Embrapa

Sobre a cultivar

A cenoura BRS Paranoá apresenta características que permitem aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos de produção. Ela é recomendada para plantio no período do verão, época de entressafra das cultivares convencionais, o que abre uma janela valiosa de mercado.

“Cultivar de polinização aberta, a BRS Paranoá possui duas características fundamentais para a produção orgânica: a alta resistência à queima-das-folhas, principal doença da cultura, e o padrão de qualidade de raiz, com coloração laranja intensa, aspecto liso e formato bem cilíndrico”, descreve o pesquisador Agnaldo Carvalho, da área de Melhoramento Genético da Embrapa Hortaliças (DF).

Segundo ele, as raízes da nova cultivar atendem também ao padrão comercial exigido pelo mercado consumidor: elas têm de 16 cm a 20 cm de comprimento e por volta de três centímetros de diâmetro. No que se refere às doenças foliares – que estão entre os fatores mais limitantes para o cultivo de cenoura no Brasil, a cultivar BRS Paranoá destaca-se pela alta resistência ao complexo de bactérias e fungos causadores da queima-das-folhas, minimizando a necessidade de medidas de controle da doença na agricultura orgânica.

Leia mais sobre as características da cenoura BRS Paranoá

Mesmo diante de temperatura elevada e excesso de chuvas, condições típicas do verão, as raízes atingem o tamanho comercial desejável no momento da colheita, sem destruição da área foliar. “É importante salientar que, no mercado orgânico, a venda de raízes junto com as folhas ocorre com frequência. Portanto, a preservação da parte aérea livre de queima-das-folhas é fundamental para esse mercado”, destaca o agrônomo Francisco Vilela, pesquisador da área de Fitotecnia e Agricultura Orgânica da Embrapa Hortaliças.

A cultivar de cenoura BRS Paranoá está inscrita no Registro Nacional de Cultivares – RNC/MAPA, sob nº Registro 36784, e protegida pela Embrapa no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares – SNPC/MAPA, sob Certificado nº 20200001.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário