Alface: Roças paulistas têm boa produtividade; preços ainda recuam

Publicado em 24/04/2020 13:50

Nesta semana (20 a 24/04), as alfaces apresentaram nova desvalorização nas regiões paulistas de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). O motivo foi a maior produtividade – devido ao clima favorável para o desenvolvimento dos pés – e ao baixo consumo, como um dos reflexos da situação da pandemia.

Por causa das baixas nas últimas semanas, a mão de obra é cada vez mais reduzida aos produtores maiores; os pequenos seguem com cautela (poucos funcionários param e/ou são de agricultura familiar. Os planos para redução de área da safra de inverno estão cada vez mais intensos, inclusive de produtores menos afetados, que contam com comercialização direta e garantida para supermercados e sacolões.

Quanto à preparação das áreas para o plantio, produtores não pretendem mudar, por enquanto, a quantidade de insumos.  Na região de Ibiúna, a cotação média da crespa foi de R$ 6,55/cx com 20 unidades, queda de 14,94% nesta semana em comparação com a passada. Já em Mogi das Cruzes, a desvalorização da americana foi de 10,27%, com cotação média de R$ 1,28/cx com 12 unidades.

Para maio, o clima (frio e seco) deve continuar favorecendo a produção de folhosas e ainda há incertezas das novas medidas que serão adotadas quanto à redução do distanciamento social, o que pode manter os preços em baixos patamares. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário