Covid: Com voos cancelados, exportação de frutas frescas para o Canadá poderá ter queda de até 30%

Publicado em 28/04/2020 08:27 e atualizado em 28/04/2020 11:06

LOGO nalogo

Apesar das embarcações portuárias estarem acontecendo sem maiores problemas durante a pandemia do Coronavírus, o cancelamento de voos diretos e domésticos para o Canadá tem impactado diretamente a produção e escoamento de pequenos e médios produtores de frutas do Brasil. Dados da  Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC) prevê que a exportação terá uma baixa de até 30% na exportação de frutas frescas. 

Os dados da CCBC, indicam que no primeiro trimestre de 2020, o Brasil exportou 2.524 toneladas de frutas para o Canadá. No período do ano passado, o total exportado foi de 2.214 toneladas, portanto, houve um aumento de 14%. "A queda deve ser sentida a partir do próximo levantamento – 2º trimestre do ano – já que os voos aéreos foram cancelados apenas no final de março, não impactando o primeiro trimestre", afirma a CCBC. 

frutas - uva, mamão, lichia e atemoia

De acordo com Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais da CCBC, os embarques estão acontecendo em menor escala desde o dia 28 de março, quando os voos começaram a ser cancelados no Brasil. Segundo a CCBC, os maiores afetados neste cenário são os produtores de uva, o mamão, a lichia e a atemoia estão com as atividades de exportação,  que por hora,  estão com as exportações paralisadas. Além disso, a produção de caqui está em plena fase de colheita e também poderá ter dificuldades para escoar a produção. 

Paulo explica ainda que por se tratar de produtos que precisam de consumo quase que imediato, a CCBC e a companhia  aérea Air Canadá estabaleceram uma parceria em que os alimentos pudessem ser enviados nos voos convencionais, não precisando de frete de carga - que tem uma saída mais limitada. "A gente teve a oportunidade de fazer a negociação para conseguir com um custo mais competitivo o espaço nesses aviões para vários produtos", afirma. Ainda de acordo com o presidente, a exportação é feita com produtores de todo o país e principalmente focando em pequenos e médios de produção.

Com o esquema de logística criado para garantir o abastecimento e manter o Canadá como consumidor do hortifrutti brasileiro, Paulo destaca que apenas em dois dias os alimentos já estavam disponível para consumo nas cidades de Montreal e Toronto. Algumas frutas mais resistentes, como o melão, o abacaxi e a manga, estão seguindo por transporte marítimo. 

Já quanto aos voos de cargas, Paulo destaca que há uma indicação no setor que entre maio e junho há uma possibilidade de uma retomada de alguns voos de cargas. "Inclusive a própria Air Canadá está analisando a possibilidade de transformar alguns voos que eram de passageiros em voos de cargas para começar a retomada", afirma. 

Diante do cenário, a saída para produtores, de acordo com Paulo, será escoar as frutas para o mercado interno, visando principalmente não ter tanto prejuízo ao bolso do produtor. "São pequenos e médios produtores estão não são quantidades tão grandes que a pessoa acaba não conseguindo encaixar por aqui. A gente tinha um espaço lá fora que estava bem favorável ultimamente", afirma. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário