Cebola europeia ganha espaço no atacado paulistano

Publicado em 15/05/2020 14:52 47 exibições

Desde janeiro os preços no atacado paulistano (Ceagesp) apresentam reações consecutivas. A máxima registrada foi a da cebola argentina em maio, que fechou a R$ 90,00/sc de 20 kg (100% superior comparada ao mesmo período do ano anterior).

O cenário altista e de baixa oferta nacional abriu espaço à entrada da cebola holandesa, que teve maior destaque nesta semana (11 a 15/05) no atacado de São Paulo (SP). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as primeiras comercializações do produto europeu giraram em torno de R$ 76,67/sc de 20 kg. A qualidade do produto holandês está insatisfatória, pois foi estocado desde a safra passada em câmara fria, não sendo “fresco”.

O Cerrado (MG e GO), por sua vez, não ganhou espaço no mercado brasileiro devido à baixa aceitação do consumidor pelo bulbo: ainda estão com baixa qualidade, pois além de estarem “verdes”, muitos estavam contaminados com bico d’água – doença bacteriana que apodrece o miolo da hortaliça.

Os vizinhos argentinos continuam a exportar ao Brasil, entretanto a entrada diminuiu nas últimas semanas. Isso é reflexo de medidas mais restritivas diante da pandemia do novo coronavírus, impostas pelo governo argentino quanto à aglomeração de funcionários nos setores de regulamentação e liberação dos produtos exportados.

Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

0 comentário