Tomate: Safra de inverno começa a se intensificar

Publicado em 26/05/2020 08:58

Na parcial de maio (1° a 21/05), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está na média de R$ 44,58/cx, valor 40% acima das estimativas de custo de produção. No entanto, no decorrer deste mês, as cotações recuaram sucessivamente – sendo que, na semana passada, atingiram patamares próximos aos custos.

Essa queda dos valores se deve à intensificação da safra de inverno – e a tendência para as próximas semanas é que a oferta aumente ainda mais, já que a colheita deve continuar a todo vapor. O volume só não é maior porque, desde o início da temporada de inverno, as temperaturas têm sido mais amenas, "segurando" a maturação dos frutos.

De forma geral, as condições climáticas têm favorecido a safra: o tempo mais seco garante produtividades mais altas, como na região de Sumaré (SP) – que, em abril, atingiu média de produção de 400 cxs/mil pés. Nas próximas semanas, as regiões de Venda Nova do Imigrante (ES) e São José de Ubá (RJ) também devem iniciar suas colheitas da safra de inverno.

Assim, ainda neste mês, a primeira parte da temporada de inverno 2020 deve chegar a 36% das áreas em colheita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário