Cebola: Volume inicial da safra mineira ainda é baixo
As chuvas na época de plantio do Triângulo Mineiro (MG) atrapalharam o calendário dos produtores. Muitos optaram pelo plantio tardio, pois consideraram a opção mais segura de garantia da produção. Consequentemente, o volume inicial da colheita e comercialização ainda são bastante reduzidos. Os poucos que arriscaram o plantio “do cedo” tiveram muito problemas com doenças fúngicas e bacterianas, devido ao longo período de molhamento foliar.
Em virtude disso, a produtividade inicial registrada está em baixos patamares. A expectativa é que o volume produzido pela região aumente na segunda quinzena de junho, quando os plantios “do tarde” começam a serem colhidos. O atual elevado patamar dos preços estimula alguns produtores a colher antes do período ideal para maturação do bulbo, o que reduz a qualidade da cebola devido à menor formação da casca. Nesta semana (25 a 29/05), os preços tiveram média de R$ 67,44/sc de 20 kg, mantendo-se praticamente estável frente à semana anterior.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção