Alface: Comercialização de mudas se reduz em maio
Enquanto a primeira quinzena de maio foi marcada por intensa redução no semeio para a produção de mudas de alface, a segunda metade do mês permaneceu relativamente estável em termos de volume. Isso indica estabilidade nas áreas, devido ao início efetivo da colheita da safra de inverno.
Em maio, houve redução de quase de 15% na comercialização de bandejas em relação a abril (quando o volume teve expressiva queda). Essa baixa demanda é reforçada por uma série de fatores: estabelecimentos fechados, alta perecibilidade da cultura e temperaturas baixas, os quais refletem em mercado desfavorável ao produtor – queda nas cotações e, consequentemente, redução da rentabilidade. Na tentativa de atenuar as perdas, produtores têm optado por reduzir a área de alface, a substituindo por outros cultivos, principalmente brássicas – mais populares durante o inverno.
Em Mogi das Cruzes (SP), o preço médio da crespa fechou maio em R$ 9,98/cx com 20 unidades, desvalorização de 10% frente a abril. O cenário é similar nas outras praças acompanhadas pelo projeto Hortifruti/Cepea. Contudo, com a retomada das atividades econômicas em algumas cidades paulistas, a partir do início deste mês, a procura pode ser levemente estimulada.
0 comentário
Cacau amplia perdas na bolsa ICE
Setor de produtos frescos acelera transformação no primeiro semestre
Amadurecimento do abacate: como os geradores catalíticos apoiam a tendência dos produtos prontos para consumo com a aplicação confiável de etileno
Preços do cacau despencam na bolsa ICE
Produção de uva dobra em quatro anos em Goiás, impulsionando a vitivinicultura e o surgimento de novos destinos
Mandioca/Cepea: Valorização semanal é a maior dos últimos quatro meses