Banana: Ciclone extratropical atinge Norte de SC

Publicado em 03/07/2020 17:25

Na terça-feira (30), um cliclone extratropical, denominado de ciclone “bomba”, atingiu o Sul do País. Segundo meteorologistas, esse fenômeno ocorre quando massas de ar com temperatura, direção e intensidade dos ventos diferentes se encontram.

Particularmente, esse foi formado com o choque de uma massa de ar quente vinda do Mato Grosso do Sul e Paraguai com outra de ar frio vinda da Argentina, causando uma rápida e acentuada queda de pressão. Como resultado, fortes vendavais foram registrados, provocando diversos estragos e até mortes na região.

No Norte de Santa Catarina, importante região produtora de banana, os fortes ventos derrubaram muitos bananais – inclusive de prata, considerada mais resistente –, destelharam galpões pós-colheita e casas de produtores e funcionários, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea. Até o momento, os danos econômico e social não foram totalmente mensurados, mas estima-se que foram elevados.

Como algumas localidades estavam sem o fornecimento de energia elétrica, devido aos prejuízos causados nas redes de distribuição, o contato da equipe Hortifruti/Cepea com os produtores foi dificultado nesta semana, não sendo possível fechar a média de preços no período.

PREÇOS CEAGESP – Diante da menor oferta nacional, a banana nanica se valorizou na Ceagesp nesta semana (29/06 a 03/07). Vale destacar que o ocorrido no Norte de Santa Catarina afetou a entrada da variedade no entreposto em meados da semana. Assim, a variedade de primeira qualidade foi vendida a R$ 31,25/cx de 22 kg, valor 8% superior ao da semana anterior. As vendas se aqueceram no período, devido aos maiores volumes negociados, característicos do início de mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário