Hortifruti: Pandemia afeta a rentabilidade de 68% dos produtores de HF

Publicado em 28/07/2020 08:58

 A agricultura é um dos setores menos afetados pela pandemia, tendo em vista que todas as atividades envolvidas no processo de abastecimento de alimentos são essenciais – e, portanto, autorizadas a operar normalmente durante o período de quarentena, mesmo nas fases mais restritivas. Apesar de a sustentação do consumo ter sido importante na manutenção das vendas de HF's, outro fator colaborou para que o setor não tivesse maiores prejuízos durante este primeiro semestre de pandemia: a oferta controlada da maioria dos produtos.

No caso das hortaliças, a safra de verão teve a produtividade reduzida e o volume ofertado esteve menor, especialmente para produtos como batata, cebola, cenoura e tomate, nos meses de março a maio. Quanto às frutas, o clima prejudicou a produção e as exportações (incluindo de suco de laranja) registraram bom desempenho, limitando a disponibilidade doméstica e reduzindo a pressão sobre os preços.

Em um cenário normal, baixa oferta e demanda firme formariam o contexto perfeito para que a atividade tivesse sido altamente rentável aos hortifruticultores. Contudo, 68% dos entrevistados pela Hortifruti Brasil na edição de julho afirmaram ter a rentabilidade parcialmente ou totalmente prejudicada (ver infográfico abaixo), devido à pandemia. Isso mostra que, mesmo sendo uma atividade essencial, o setor teve suas vulnerabilidades expostas pela interrupção ou limitações das vias de comercialização (até então, sem precedentes).

Além disso, os dados refletem a opinião de produtores que comercializam sua produção para intermediários ou diretamente para os supermercados. Um dos segmentos mais afetados, os agricultores familiares, que comercializam para o mercado local, não estavam contemplados no questionário. Traduzindo-se para a realidade atual do hortifruticultor brasileiro, essa interrupção está justamente na dificuldade de distribuição a diversos segmentos da cadeia que estão ou estiveram parcial ou totalmente paralisados diante das medidas de isolamento social.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário