Cenoura: Redução de área e intervalo de safra impulsionam preços

Publicado em 21/08/2020 10:42

A oferta de cenoura está controlada neste mês, permitindo que os preços se elevem nas principais praças produtoras brasileiras. Nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de "suja" foi vendida na média de R$ 22,50 na parcial de agosto (até 14/08), aumento significativo de 60% em relação a julho. No mês passado, contudo, os preços estavam em níveis bastante baixos – ficando, inclusive, abaixo dos custos em alguns períodos.

Sendo assim, a alta atual tem sido reflexo da diminuição da oferta nacional na primeira quinzena de agosto. Além disso, a valorização também pode estar relacionada a outros fatores, como o encerramento total da safra de verão; intervalo de colheita para alguns grandes produtores em MG e GO; saída dos aventureiros que plantam apenas no verão; e menor área prevista para a temporada de inverno.

Além disso, os primeiros lotes de inverno colhidos estão menos produtivos que os últimos de verão, uma vez que foram plantados em período de calor e chuvas, contribuindo, também, para o menor volume e aumento dos preços. Desta forma, a safra se iniciou com rentabilidade positiva aos produtores, com as cotações superando os custos em 60% – os quais são estimados em R$ 14,00/cx. A perspectiva é que o cenário positivo dos valores se mantenha até meados de setembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário