Pitaia orgânica: experiência catarinense é apresentada em evento internacional

Publicado em 27/08/2020 15:22

Os extensionistas rurais da Epagri Ricardo Sant’Anna Martins e Diego Adílio da Silva falaram sobre a experiência do cultivo orgânico da pitaia no Sul do Brasil no I Circuito Internacional de Pitaia, realizado na modalidade on-line nos dias 22 e 23 de agosto. Este foi o maior evento da cadeia produtiva da fruta em todo o mundo, criado em parceria entre os quatro países latinos produtores: Brasil, Equador, México e Peru.

Ricardo atua na Epagri em Maracajá e é responsável pela cadeia produtiva da pitaia no Extremo Sul Catarinense. Diego trabalha na regional de Criciúma e lidera na Empresa o projeto Fruticultura no Sul do estado. No evento eles falaram sobre as práticas de manejo utilizadas na produção da pitaia orgânica, que foram derivadas do modelo SPDH  como adubação verde, plantas de cobertura, adubação orgânica e manejo conservacionista do solo.

“Abordamos também a experiência do cooperativismo e associativismo como estratégia de comercialização e a importância da diversificação produtiva da unidade de produção familiar”, diz Ricardo. Diego destaca que o evento foi de alto nível técnico. “As palestras falaram desde a escolha dos melhores cladódios para plantio, preparo de solo até a colheita da fruta seu preparo e exportação”.

O Sul Catarinense é responsável por mais 90% da produção do estado. Segundo dados do IBGE, em 2017 o Estado produziu 328,4 toneladas, 270 delas somente em municípios do Sul Catarinense, onde Turvo lidera a produção. Os extensionistas estimam que hoje são mais 100 produtores de pitaia orgânica no Sul Catarinense, com área plantada em torno de 200ha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Epagri SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário