Desafios e Perspectivas nas exportações de frutas é tema de live com Abrafrutas

Publicado em 31/08/2020 15:39

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), representada pelo presidente, Guilherme Coelho, participou na última quinta-feira (27) a convite do empreendedor e consultor em certificações, Márcio Mitidieri da live sobre os “Desafios e Perspectivas nas exportações de frutas”.

Apesar do país ser o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e Índia, encontra-se na posição de 23º exportador, que segundo Guilherme Coelho é um grande incomodo para o setor, porém contrapondo a este incomodo, o setor é bem visto pela alta empregabilidade.

“Uma maneira de sermos visto na balança comercial, muitas vezes não é no volume exportado, pois é muito pouco, mas somos um setor que gera muito emprego, nisso somos muito fortes. Empregamos mais de cinco milhões de pessoas”, afirmou o presidente da Abrafrutas que exemplificou a fala ao dizer que para cada hectare de frutas emprega-se cerca de três pessoas, para cada mil hectares de soja empregam-se de 18.

Marcio Mitidieri diz ser muito importante essa empregabilidade no setor, ainda mais neste momento de pandemia em que ocorre grande recessão, onde vários segmentos estão realizando cortes financeiros. “O setor de frutas segue pujante, alimentando a população e empregando as pessoas, isso é muito importante”, disse.

Um dos principais pontos para começar a exportar, segundo Coelho é se certificar, pois este é uma das garantias de que o alimento passa por todos os requisitos necessários e sustentáveis para exportação. “Os fruticultores estão atualmente em um nível de discernimento e conscientização altíssimo, pois se preocupam com a certificação. A certificação não é custo, é investimento nos negócios”, completa Coelho.

Outra orientação abordada pelo presidente da Abrafrutas é a participação do produtor em feiras internacionais. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a Abrafrutas desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca, dentre outras ações, ampliação dos negócios, abertura de novos mercados e reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras. Nessas ações, juntos aos produtores, a Associação está sempre participando de feiras mundialmente importantes no setor fresh.

A live completa está disponível no Instagram do Marcio Mitidieri, vale a pena conferir toda a conversa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário