Alface: Após produção ter sido afetada pelo clima, preços de alface podem voltar a subir

Publicado em 01/09/2020 16:00

O mês de agosto foi marcado por leve desvalorização das folhosas no estado de São Paulo. A intensificação do frio, apesar de reduzir a produção, inibiu o consumo – fatores que explicam o comportamento do mercado no período. O preço médio da crespa, em Mogi das Cruzes, foi de R$ 0,69/unidade, valor similar ao observado para a mesma variedade em julho. Em Ibiúna, por sua vez, houve desvalorização de 8,33%, sendo o produto comercializado à média de R$ 0,44/unidade.

Na última semana do mês (24 a 28/08), houve maior restrição dos pés nas roças paulistas, já que a ocorrência de geada e as baixas temperaturas favoreceram a incidência de doenças, como "murchadeira" – reduzindo a produção e a qualidade dos pés. Assim, a perspectiva para setembro é de valorização das alfaces, uma vez que, além do menor volume plantado e de parte da produção ter sido comprometida, as condições climáticas tendem a ser mais favoráveis ao consumo. A retomada do funcionamento de serviços de alimentação também deve continuar beneficiando gradualmente o escoamento das folhosas.

Em relação à área plantada, segundo viveiristas consultados pelo Hortifruti/Cepea, a comercialização de mudas, em agosto, foi ligeiramente inferior a julho. Neste cenário, setembro deve ser o último mês do ano com produção de mudas ainda reduzida, já que, em outubro, se iniciam os preparativos para a safra de verão, período em que há maior tendência de vendas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário