Atualização Técnica da Batata aborda cultivo agroecológico

Publicado em 02/09/2020 16:10

A Embrapa Clima Temperado e a Emater/RS-Ascar, em parceria com cooperativas de agricultores familiares de Soledade, no Vale do Rio Pardo/RS, realizam a Atualização Técnica da Batata neste dia 2 de setembro. O evento traz informações atualizadas sobre o cultivo na região e ocorre a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube. 

Em Soledade, no passado, eram cultivadas e comercializadas grandes quantidades de batata. Agora, a ideia do evento é capacitar os agricultores para retomar a produção deste alimento em propriedades familiares do município, visando o cultivo agroecológico, e atender às demandas de mercados locais, institucionais e autoconsumo.

Contribuição da Embrapa no evento

Neste sentido, o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade e a Embrapa Clima Temperado promovem a atividade virtual para abordar o sistema de produção de batata sem o uso de agrotóxicos. A equipe da Embrapa, então, participará agregando informações a respeito das cultivares BRS mais adaptadas às condições de clima e solo do local, dos aspectos relacionados ao manejo de cultivo e dos cuidados necessários com as doenças. 

Na programação da reunião, a abertura fica a cargo de Lírio José Reichert, especialista da Embrapa, e de Marines Rosali Bock, ATR da Emater/RS-Ascar. Na sequência, Marines Bock e Edson Paulo Mohr, engenheiro agrônomo da Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul, farão a Contextualização da Produção de Batata na Região de Soledade. Ainda pela Embrapa, os especialistas Antônio Bortoletto e Fernanda Azevedo falarão sobre As Cultivares BRS e Suas Aptidões de Uso e os pesquisadores Cesar Gomes Bauer e Arione Pereira apresentarão os Aspectos Relacionados ao Manejo de Doenças no Cultivo da Batata e o Manejo de Cultivo das Cultivares BRS de Batata, respectivamente.

Público do evento online

O público é formado, principalmente, por técnicos da extensão rural, estudantes de Escolas Agrícolas, produtores associados às cinco pequenas cooperativas da região e demais produtores. Então, ainda que o evento tenha sido pensado para a região do Vale do Rio Pardo, o conteúdo da agenda também agrega conhecimento aos interessados de outras localidades no assunto.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Clima Temperado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário