Mamão: Produtores estão de olho nos ácaros!

Publicado em 03/09/2020 13:28

Recentemente, produtores de mamão relataram que a pressão dos ácaros (principalmente o rajado) começou a aumentar nas regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Este cenário é decorrente do clima mais quente e seco – que pode permanecer durante este mês, assim como indicado na normal climatológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o período.

Apesar de a situação ainda estar bem controlada na maioria das regiões produtoras, segundo agentes, houve relatos de casos um pouco mais severos em algumas lavouras do Oeste da Bahia e do Rio Grande do Norte/Ceará. Assim, mamocultores devem redobrar a atenção quanto à praga e realizar os cuidados necessários de controle, para que o problema não interfira no desenvolvimento das plantas e na qualidade da fruta.

Segundo a Embrapa, o ácaro-rajado atinge lavouras em épocas com maiores temperaturas e menor umidade, se alojando principalmente na face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro. Como sintomas, ocorre inicialmente o amarelecimento de folhas e sua posterior queda – o que afeta o desenvolvimento da planta e deixa os frutos mais expostos à radiação solar, prejudicando sua qualidade.

INFLUÊNCIA DO CLIMA NA OFERTA – Como o clima deve esquentar, com a proximidade da primavera, produtores esperam que a maturação do mamão se acelere na maioria das regiões produtoras, resultando em aumento da oferta de havaí ainda neste mês. Para o formosa, também pode ocorrer incremento em algumas praças no fim de setembro, mas espera-se que o volume seja mais intenso somente entre outubro e novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário