Hortifruti: Reforma tributária e os impactos ao setor de HF

Publicado em 30/09/2020 16:23

Nesta quarta-feira (30), às 18h, acontece mais uma live da HF Brasil! Desta vez, o bate-papo ao vivo deve abordar os possíveis impactos da reforma tributária ao bolso do produtor de frutas e hortaliças com Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Este tema está em alta no setor, já que três pautas que tramitam no Legislativo (Propostas de Emenda Constitucional 45/2019 e 110/2019, e Projeto de Lei n° 3887/2020) podem impactar positiva ou negativamente a tributação sobre a renda do hortifruticultor.

Apesar de necessária, para minimizar o problema fiscal no Brasil, as consequências desta reforma – como possíveis aumentos dos custos de produção e maiores exigências ao produtor – estão detalhadas em estudo realizado pela CNA. Assim, com o objetivo de analisar a percepção de diferentes culturas e elos da cadeia de abastecimento de frutas e hortaliças, a HF Brasil coletou perguntas com agentes do setor e associações de produtores, as quais serão reproduzidas durante a live. Dentre os temas, estão os impactos da reforma à agricultura familiar, ao produtor como pessoa física, à folha de pagamento e mão de obra, além de dúvidas quanto à tributação dos insumos, de produtos frescos embalados e na comercialização de hortifrútis.

Quer entender mais sobre as mudanças e como elas podem interferir na cadeia de HF? A equipe Hortifruti/Cepea também preparou uma cartilha com um resumo das principais propostas que estão em pauta no Congresso, exemplificando as possíveis consequências de cada uma ao setor hortifrutícola. Clique aqui para conferir a cartilha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário