Banana: Calor acelera maturação em Bom Jesus da Lapa

Publicado em 02/10/2020 14:20

A constante elevação de temperatura, especialmente desde a última semana de setembro, acelerou a maturação da banana prata anã em Bom Jesus da Lapa (BA). Como resultado, houve uma maior oferta da variedade no ponto ideal de colheita nesta semana (28/09 a 02/10), o que, juntamente com o comércio restrito na virada do mês, pressionou suas cotações. Assim, a prata anã de primeira qualidade registrou desvalorização de 14% na praça oeste baiana, sendo vendida na média de R$ 1,34/kg.

Segundo produtores, problemas maiores ainda não foram observados, pois a prata é uma variedade mais tolerante ao calor e a irrigação tem impedido que ocorra estresse térmico e hídrico. Porém, produtores devem ficar em alerta. Na estação de Bom Jesus da Lapa, as temperaturas máximas variaram entre 38º a 40ºC nesta semana, de acordo com o Inmet. Para a próxima semana, caso o clima mais quente permaneça, produtores dessa região acreditam que podem continuar colhendo um bom volume. Porém, para as posteriores, essa antecipação da colheita poderá reduzir a oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário