Abrafrutas participa do Simpósio Online de Fruticultura realizado pela SBF

Publicado em 20/10/2020 10:32

A Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) comemora hoje aniversário de 50 anos de fundação e para celebrar essa data tão importante a SBF realiza de hoje (19) até sexta-feira (23) o Simpósio Online de Fruticultura (SOFruto). O evento que é 100% online tem por objetivo compartilhar os principais avanços científicos e tecnológicos na área de fruticultura.

O diretor institucional da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Luiz Roberto Barcelos, participou nesta manhã da abertura do Simpósio, e afirmou que este é um momento muito importante para a fruticultura Brasileira, pois a SBF colaborou de maneira significativa para o setor.

“Hoje temos grandes avanços, frutas mais saudáveis, mais saborosas, com mais variedades, além de usarmos de mais tecnologia, isso tudo em conjunto com a Embrapa e universidades que a SBF trouxe para o melhoramento do nosso setor, o que resultou em grandes avanços, não somente para os produtores, mas também consumidores”, disse Barcelos.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, também participou nesta manhã como palestrante. Ele ressaltou o trabalho da Abrafrutas no processo de exportação de frutas brasileiras, mas também contou sobre a atuação da instituição que começara no mercado interno.

Outro ponto abordado por ele foi as medidas de segurança tomadas para que a fruticultura não parasse durante a pandemia. A primeira ação foi cuidar da saúde dos trabalhadores rurais que, certificados, já adotavam algumas medidas que facilitaram em alguns processos para conterem a pandemia no meio rural. Essas medidas foram primordiais para que a produção continuasse e o setor não deixassem de abastecer o mercado interno e externo de frutas.

Coelho contou ainda sobre a parceria entre Abrafrutas e o Gabinete de Segurança Institucional (Gsi/Pr) da Presidência da República na realização de estudos no uso da tecnologia nuclear, com o objetivo de dar mais segurança sanitária e fitossanitária aos produtos brasileiros e aumentar o tempo de conservação dos alimentos e frutas

Jorge de Souza, gerente de projetos da Abrafrutas, também palestrante no evento, falou sobre as perspectivas para a fruticultura de exportações. Ampliar as exportações nos mercados já existentes faz parte das estratégias do setor em curto prazo, já para médio prazo, segundo Souza, está na abertura de novos mercados como USA, Oriente Médio e Ásia.

“Estamos reativando processos de reabertura do mercado norte Americano. É um mercado com populacional grande, com renda per capita alta, além de grandes consumidores, com isso, todo mercado exportador quer estar presente no mercado Norte Americano”, disse Souza.

Na ocasião Souza ressaltou a importância da fruticultura no desenvolvimento do país, segundo ele o setor representa 16% de todo a mão de obra do agronegócio. “Se olharem para a fruticultura como geradora de emprego, como indutora de desenvolvimento regional, perceberão que a fruticultura é fantástica, é inclusiva. A fruticultura muda a realidade de uma região. Dobrar as exportações significa dobrar o número de empregos”, afirmou

O Simpósio que vai até sexta-feira (23) é uma iniciativa conjunta da SBF e da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para saber mais sobre o evento e programação acesse: https://www.congresse.me/eventos/sofruto

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário