Mamão: Queda de preços ocorre na roça
Nesta semana (19 a 23/10), os mamões havaí e formosa se desvalorizaram em praticamente todas as regiões produtoras – a exceção é o Rio Grande do Norte/Ceará. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a proximidade do fim de mês e as chuvas nos grandes centros consumidores (como São Paulo) reduziram as vendas. Além disso, o mercado se mostrou sensível às elevações de preços registradas nas últimas semanas, travando as vendas.
Assim, o preço do havaí tipo 12 a 18 recuou 52% no Sul da Bahia, sendo vendido na média de R$ 0,58/kg. Vale destacar que a oferta dessa variedade seguiu elevada, mesmo com a leve redução anterior. Até para o formosa, que está com a baixa disponibilidade, houve desvalorização. A variedade foi comercializada por R$ 1,60/kg no Norte de Minas Gerais, queda de 22% na mesma comparação. Houve relatos de que alguns produtores colocaram frutas verdes no mercado para tentar aproveitar os elevados preços anteriores, afetando ainda mais o giro de vendas.
Para as próximas semanas, os preços devem continuar sendo pressionados pelo fim de mês, sobretudo para o havaí, devido ao maior volume.
0 comentário
Manga/Cepea: Preço da tommy recua pela 9ª semana no Vale, e pressiona valores da palmer
Maçã/Cepea: Visando diminuir estoques, disponibilidade aumenta e preços recuam
Cenoura/Cepea: Cotações seguem caindo em São Gotardo com oferta elevada
Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços
Mamão/Cepea: Menor oferta no Sul da BA e no Norte do ES favorece cotações a nível nacional
Melancia/Cepea: Após atrasos por conta das chuvas, safra paulista tem início