Hortifruti: Custo de produção de batata chips em Vargem Grande do Sul (SP)

Publicado em 04/11/2020 11:33

Pela terceira vez, a equipe Hortifruti Brasil apurou os custos de produção de batata em Vargem Grande do Sul (SP), para fornecimento à indústria de chips. Nesta pesquisa, os dados foram coletados individualmente, em Painel realizado com alguns produtores e técnicos da região, e complementados com outras informações. Foram levantados os dados referentes aos custos finais da temporada de inverno 2019 e realizado um orçamento para 2020.

A produção de chips é bastante pulverizada entre as regiões brasileiras e Vargem Grande do Sul é uma importante praça, atendendo a mais de uma indústria. Diante disso, a região paulista vem representando o segmento na apuração dos custos. A fazenda típica estudada continua sendo representada por 300 hectares. O plantio ocorre entre março e maio e a colheita, entre julho e outubro.

Toda a produção para a indústria é atendida por fornecedores – a atlantic é a cultivar mais utilizada pelas principais indústrias de chips no País. No entanto, não representa a maior parte da área cultivada que atende a maior empresa do segmento. Essa empresa, além da atlantic, utiliza variedades próprias (neste caso, a indústria fornece a semente aos produtores com quem fecha contratos). O fornecedor de batata para o processamento de chips tem grande escala e um portfólio diversificado de atividades agropecuárias, além de parte da produção de tubérculo in natura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário