Cebola: Cebolas do Sul chegam ao mercado

Publicado em 19/11/2020 11:57 53 exibições

Cebolicultores do Sul iniciaram a comercialização de cebolas de ciclo curto (precoces) da safra 2020/21 na primeira semana de novembro. Na região de Ituporanga (SC), em função da influência do La Niña, a estiagem esteve presente durante o período de desenvolvimento da produção, refletindo no desabastecimento de parte dos reservatórios locais.

Assim, a falta de irrigação dificultou o enchimento dos bulbos e afetou a produtividade das primeiras áreas colhidas, resultando em cebolas de menor calibre. De modo geral, a qualidade mostra-se satisfatória, porém, a seca eleva a probabilidade de incidência de pragas – como a tripes – e intensifica a acidez da hortaliça.

De forma geral, novembro tem sido marcado pela ocorrência de chuvas na região catarinense, o que pode resultar em melhores desempenhos de produtividade para as próximas cebolas a serem colhidas, as de ciclo médio e longo. Em Lebon Régis (SC), o andamento da produção é considerado positivo, já que a colheita da safra só se inicia em dezembro e a maioria dos produtores não foi prejudicada pela escassez de água, devido à utilização de irrigação local.

Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário