Cenoura/Cepea: Cotações podem aumentar em dezembro
O mês de novembro seguiu com bons preços para a cultura da cenoura, proporcionando rentabilidade positiva ao produtor. Na média mensal, as raízes foram comercializadas a R$ 30,34/cx de 29 kg de "suja" nas principais praças produtoras – São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) –, valor 52,7% maior quando comparado ao de outubro.
O bom patamar das cotações, em todo o território nacional, ainda se deve à oferta controlada das raízes, principalmente pela menor área plantada nesta safra de inverno e pela finalização das atividades por parte de alguns produtores. Considerando-se os resultados até novembro, a rentabilidade média desta temporada é considerada bastante positiva, com preços 85% acima dos custos de produção (estimados em R$ 13,00/cx de 29 kg).
Para as primeiras semanas de dezembro, as cotações podem se elevar, principalmente devido ao período de transição de safras – finalização da colheita de inverno e início, ainda lento, da de verão –, que pode limitar ainda mais o volume disponível.
0 comentário
Exportações brasileiras de frutas em contêineres cresceram 20,4% no primeiro semestre
HORTI RESENHA #155 - 30% da produção nacional de HFs se perde entre a colheita e o consumidor
Com redução de 30,7% no mês, almeirão é o destaque da semana (31/08 a 04/09) no atacado da CEAGESP
O papel social da cacauicultura
Produtor de cacau possui dificuldade em encontrar equilíbrio financeiro sem produtividade
Greening registra menor avanço em nove anos e SP mantém força-tarefa contra a doença