Cenoura/Cepea: Preços caem significativamente em janeiro

Publicado em 03/02/2021 08:13

O mês de janeiro foi marcado por quedas consecutivas nos preços da cenoura em todo o território nacional. Na comparação com dezembro de 2020, as cotações das raízes recuaram 30,5%, sendo a caixa de 29 kg de "suja" comercializada, na média, por R$ 19,64 nas principais regiões produtoras – São Gotardo (MG) e Cristalina (GO).

As vendas, que estão fracas desde o fim do ano passado, perderam ainda mais força em janeiro, gerando sobras de mercadoria, por conta da intensificação da colheita da safra de verão. Mesmo diante deste cenário de baixa nos preços, em São Gotardo (MG), a cultura segue com as cotações acima dos custos de produção – estimados em R$ 0,55/kg – apresentando rentabilidade apertada, mas positiva, em 23%.

Vale destacar que a produtividade do verão tende a ser menor que no inverno, uma vez que as altas temperaturas e a maior incidência de chuvas reduzem o potencial produtivo da cenoura. A expectativa para fevereiro é de oferta mais controlada, principalmente pelo maior descarte de cenouras bifurcadas e "meladas", o que pode limitar novas quedas nos preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário