Banana/Cepea: Colheita de nanica ainda é baixa

Publicado em 24/02/2021 13:05

Ao contário do esperado, o ritmo de colheita da banana nanica não aumentou em fevereiro no Vale do Ribeira (SP) e no Norte de Santa Catarina, principais praças produtoras da variedade. Bananicultores consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que as temperaturas mais amenas, principalmente no período da noite, desaceleraram o desenvolvimento dos cachos – que, agora, devem ser colhidos gradualmente em meados de março, abril e maio.

Destaca-se que, enquanto se espera uma boa produção paulista, devido à possibilidade de as chuvas regulares favorecerem a produtividade, ainda pesa sobre a norte catarinense as intempéries do ano passado, sobretudo o ciclone bomba, que derrubou muitos bananais. Assim, o volume colhido deve ser limitado no Norte de SC nos próximos meses, justamente quando, caracteristicamente, deveriam registrar maior oferta – havendo a possibilidade de boa recuperação da quantidade na região apenas no segundo semestre.

PREÇOS – Diante da oferta controlada, os preços da banana nanica de primeira qualidade subiram semana após semana em fevereiro nas regiões produtoras. Porém, esses aumentos não foram suficientes para elevar a média da parcial do mês (1° a 19/02) em todas as praças. No Vale do Ribeira, por exemplo, a variedade de melhor padrão foi vendida na média de R$ 1,73/kg, recuo de 8% em comparação ao mesmo período de janeiro, período em que os preços estavam bastante elevados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário