Hortifruti/Cepea: Renda e pandemia alteram os hábitos de consumo no Brasil
O setor de hortifrúti começou o ano em grande estilo: a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) designou 2021 como o “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”.
Atenta a isso, a equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, e reafirmando seu compromisso com o setor, traz nesta edição de fevereiro os principais pontos da campanha da FAO, com destaque para os benefícios dos HFs, a importância da redução de perdas e desperdícios de alimentos e as tendências que podem promover o aumento do consumo de HFs em 2021.
Em documento oficial, a Organização indica que a melhoria da nutrição em muitas regiões do mundo depende do aumento do consumo de HFs frescos e semi-processados. Apesar disso, a maior parte da população mundial ainda mantém a ingestão abaixo da média recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de, pelo menos, 400 gramas por dia. Assim, o objetivo da FAO é levar informação e conscientizar a população global sobre os benefícios nutricionais e para a saúde que os hortifrútis promovem, como apoiar as funções do corpo e o bem-estar físico e mental em todas as idades, ajudar a prevenir a desnutrição e reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
E a importância dos HFs vai além disso! O setor tem forte interferência nos desenvolvimentos socioeconômico e ambiental do planeta. Colocar os hortifrútis em foco é, ainda, uma ótima oportunidade para melhorar as práticas agrícolas, apoiando especialmente os pequenos agricultores familiares.
0 comentário
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)