Maçã/Cepea: Colheita da fuji está avançando no Sul do País
A colheita da maçã fuji está avançando nos pomares do Sul do País. E, apesar de ainda não haver grande volume da variedade para comercialização, uma vez que boa parte tem sido armazenada, os preços da fuji estão em queda nas regiões classificadoras em março. Vale destacar que a elevada oferta nacional de gala, a qual a colheita se aproxima do fim, também pressionou as cotações. A gala 110 Cat 1 foi vendida a R$ 64,53/cx de 18 kg na média das classificadoras na parcial do mês (1° a 19/03), recuo de 17% frente ao mesmo período de fevereiro – quando os preços já estavam em queda. Particularmente, nesta semana (15 a 19/03), foi cotada a R$ 61,87/cx de 18 kg.
De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, junta-se a isso a demanda abaixo do esperado diante das incertezas econômicas atuais e da maior rigidez das medidas de combate à pandemia da covid-19, que afetou o funcionamento de algumas atividades. Além disso, a queda de preços no varejo, principalmente nos supermercados, ainda não ocorreu com a mesma intensidade que nas classificadoras, o que tem desestimulado o consumo. Para a próxima semana, ainda não há expectativa de retomada de preços da maçã, tendo em vista que a oferta deve permanecer elevada e a demanda, enfraquecida, com a proximidade do fim de mês.
0 comentário
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço