Melão/Cepea: Europa segue como principal destino na safra 2020/21

Publicado em 23/03/2021 14:59 e atualizado em 24/03/2021 07:59

No geral, a exportação brasileira de melão está praticamente estável na parcial da safra 2020/21 (agosto a fevereiro). O volume embarcado recuou apenas 2% frente ao mesmo período da temporada anterior, totalizando 218,7 milhões de toneladas, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita, em dólar, aumentou 1%, somando US$ 141 milhões (FOB).

Neste mesmo período, a Europa continuou como o principal destino da fruta brasileira, sendo responsável pela compra de 94% do volume total exportado. Considerando-se os países isoladamente, os principais foram: Holanda (com 35% de participação, na mesma comparação), Reino Unido (com 27%) e Espanha (com 25%), ainda segundo a Secex.

É interessante destacar que o Reino Unido ultrapassou a Espanha no ranking dos principais importadores de melão brasileiro – na campanha passada, este país estava em segundo lugar, mas perdeu a colocação nesta. Isso porque o volume comprado pelo Reino Unido aumentou 9% na parcial da safra 2020/21, totalizando 58,3 milhões de toneladas.

BREXIT – Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a alíquota de importação do melão brasileiro se reduziu para 8% a partir de 1º de janeiro de 2021, segundo o portal do governo local. Porém, as alterações tarifárias realizadas pelo Reino Unido não se aplicam somente ao Brasil, mas a todos os países, ao mesmo tempo em que outros têm as tarifas zeradas, como é o caso de algumas localidades da América Central, África e Europa.

Agora, para boa parte dos exportadores brasileiros, os embarques já estão chegando ao fim, restando poucos envios do amarelo e do pele de sapo, cedendo lugar à campanha da América Central e, posteriormente, da Europa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário