Batata/Cepea: Mês se inicia com preços em alta

Publicado em 12/04/2021 14:02

Na parcial de abril (1° a 08/04), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 83,55 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor praticamente estável (+0,52%) em relação a março/21, quando fechou a R$ 83,12 (também ponderado pela classificação). Isso porque os primeiros dias de abril foram marcados por alta nas cotações em relação ao mês anterior, conforme o previsto, por conta do feriado da Sexta-feira Santa – período em que a demanda pelo tubérculo costuma aumentar, já que é um ingrediente presente em diversos pratos típicos.

Além disso, chuvas foram registradas nas regiões produtoras, ao mesmo tempo em que a safra das águas vem se desacelerando, restringindo cada vez mais a oferta nacional. Entretanto, nos últimos dias, sobretudo após o feriado na sexta-feira passada (02/04), os preços voltaram a recuar, tendo em vista que a demanda continua sendo comprometida pelas restrições decorrentes da pandemia e que o ritmo de colheita foi retomado, devido ao clima firme. Ademais, as batatas do Sul de Minas apresentam problemas de qualidade, como pele mais escura e baixo calibre, o que também tem puxado os valores para baixo.

A tendência para este mês, portanto, é que a oferta continue se reduzindo e, caso haja maior flexibilização para as atividades comerciais e de serviços não essenciais a partir da segunda quinzena, a demanda pode melhorar – cenários que, se concretizados, devem contribuir para uma alta das cotações no decorrer de abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário