HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produção de banana em Goiás posiciona o Estado entre os 10 maiores produtores do País

Publicado em 12/04/2021 16:33 e atualizado em 12/04/2021 17:10
Boletim Agro em Dados de abril traz mais informações sobre o cultivo da fruta, que deve alcançar produção de 202,9 mil toneladas na safra 2021

A produção de banana no Estado de Goiás deve alcançar 202,9 mil toneladas na safra 2021, fazendo do Estado o 10º maior produtor nacional. Os dados são destaque no boletim informativo Agro em Dados de abril, produzido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), órgão do Governo de Goiás. A estimativa é de que a produção alcance uma área de 13 mil hectares no Estado, com uma produtividade média de 15,6 toneladas por hectare. Atualmente, Goiás tem 2,5 mil estabelecimentos produtores de banana, distribuídos em 109 municípios.

Anápolis aparece em primeiro lugar, entre os municípios goianos que mais produzem, seguida por Uruana, em segundo lugar, e Pirenópolis, em terceiro. Completam o pódio de produtores da fruta no Estado Itaguaru (4º lugar), Santa Isabel (5º), Petrolina de Goiás (6º), Itauçu (7º), São Luís de Montes Belos (8º), Jaraguá (9º) e Anicuns (10º). A estimativa para o Valor Bruto de Produção da banana, em 2021, é de R$ 406,8 milhões, o que representa um aumento de 42,7% em relação ao ano anterior.

O boletim Agro em Dados também destaca que a comercialização da fruta nas Centrais de Abastecimentos de Goiás (Ceasa) foi de 1,8 mil toneladas, em fevereiro, sendo 77,9% do total comercializado oriundo da produção goiana. Entre os tipos comercializados, a variedade prata corresponde à maioria, com 60,9%.

Outro ponto relevante é a atuação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) na prevenção e controle de pragas em banana, a fim de garantir a sanidade da planta na produção. Conforme aponta o boletim Agro em Dados, a Agência realiza um trabalho de adesão ao uso de mudas certificadas de banana nos municípios goianos, o que resulta em qualidade fitossanitária do plantio. Com isso, espera-se melhor desempenho da produção, o que possibilita a oferta de fruta de excelente qualidade ao consumidor goiano, além da possibilidade de geração de excedente para abastecer novos mercados.

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a fruta tem um peso importante na mesa do goiano e por isso tem atenção especial do Governo de Goiás. "A banana é um importante cultivo, sobretudo para abastecimento do mercado interno, movimentando a economia de municípios por todo o Estado, especialmente na geração de renda para pequenos agricultores. Por isso, o Estado de Goiás tem uma atenção especial com a fruta, sobretudo na questão da sanidade, por meio da nossa Agrodefesa", salienta. "Além de trabalhar o cuidado com a fonte de renda desses produtores, o governo age para que os produtos que chegam na mesa do goiano sejam de qualidade."

Dados nacionais

Conforme aponta o boletim Agro em Dados de abril, a produção de banana no Brasil é absorvida quase que integralmente pelo mercado interno. Em 2020, apenas 84,3 mil toneladas de bananas foram exportadas, tendo como destinos principais o Uruguai e a Argentina. Em Goiás, não houve registro de exportação desta fruta em 2020.

Para o ano de 2021, segundo estimativa do IBGE, deve-se produzir no País 6,9 milhões de toneladas, acréscimo de 3,3%, frente a 2020 - Goiás deve participar com 2,9% dessa produção. A área plantada em 2021 está estimada em 473,3 mil hectares e a banana se destaca na fruticultura nacional, sendo a segunda fruta em termos de área de cultivo no País, atrás apenas da laranja. Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina são os principais produtores, que juntos participam com 50,7% da produção nacional da banana.

Outros dados

O Boletim Agro em Dados de abril também destaca informação sobre a produção goiana de soja e milho, além da criação de bovinos, suínos, aves e pecuária leiteira. Inclui, ainda, dados sobre o trabalho das jurisdicionadas da Seapa, Emater, Agrodefesa e Ceasa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário