Banana/Cepea: Fungo R4T é detectado em bananais do Peru

Publicado em 19/04/2021 16:19

O Serviço Nacional de Saúde Agrária (Senasa) do Peru confirmou a descoberta do Fusarium raça tropical IV (R4T) em uma área produtiva na região noroeste do país, segundo notícia veiculada no portal Fresh Fruit. Após a detecção do fungo, foi acionado o procedimento nacional de emergência fitossanitária para controle e erradicação do R4T – o que também ligou um sinal de alerta em diversos países produtores de banana da América do Sul.

No Brasil, em resposta a essa alarmante notícia, diversas associações e cooperativas de produtores divulgaram comunicados que visam a instituição de boas práticas agrícolas para evitar que o fungo chegue ao País, e também solicitaram maior integração e monitoramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para contingência da doença. Vale destacar que ainda não existe um procedimento padrão para controle do R4T, devido à sua transmissão pelo solo e baixa efetividade de defensivos agrícolas contra o patógeno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário