Melancia/Cepea: Plantio nas áreas altas se inicia no TO
O plantio de melancia nas regiões de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia (TO) já foi iniciado em algumas lavouras. Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as atividades estão restritas às áreas mais altas, já que as de várzea estão sujeitas a alagamentos e, portanto, terão o semeio iniciado apenas após o fim da temporada chuvosa.
Neste cenário, a intensificação do plantio nestas praças deve ocorrer apenas em meados da segunda quinzena de maio, já que, segundo a Climatempo, deve chover praticamente todos os dias, ainda que de forma bem distribuída, ao longo dos próximos 15 dias.
Com relação aos ânimos, apesar de otimistas, devido aos bons resultados da safra passada, produtores estão bastante cautelosos na região. No geral, deve haver recuperação na área plantada frente à queda significativa de 2020, mas não o suficiente para voltar aos níveis de 2019. Isso porque as culturas de grãos estão bastante remuneradoras, gerando um movimento de substituição na região.
Além disso, por este mesmo motivo, os valores de arrendamento de terras estão bastante elevados, trazendo preocupações quanto aos impactos no custo de produção – que já devem ser mais elevados, considerando-se a alta registrada para os insumos, em decorrência da valorização do dólar.
0 comentário
Fruticultura é aposta para diversificar a renda de produtores da Zona da Mata
Conselho de Prefeitos debate ações e investimentos para o Circuito das Frutas
Com cacau abaixo do custo de produção, produtor deve "pisar no freio" nos investimentos de expansão
HORTI RESENHA #145 - Semana do Citricultor: Bahia desponta como alternativa de produção livre do greening
MELÃO/CEPEA: Exportações recuam novamente em maio, durante o andamento da entressafra
MAÇÃ/CEPEA: Com recuperação de produção, volume exportado aumenta em 2026