HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mapa atende pleito da Abrafrutas e parceiros e amplia área livre da Mosca-das-Frutas no Rio Grande do Norte

Publicado em 29/04/2021 11:56 e atualizado em 29/04/2021 12:56

Foi divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria Nº 277, a ampliação da área livre da mosca-das-frutas (anastrepha grandis) no Rio Grande do Norte (RN), sendo este um pleito da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Em diversas reuniões, com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal e o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn) e com o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), a Abrafrutas solicitou aumento da área livre da mosca-das-frutas, visto que a ampliação permitiria que novos municípios começassem a exportar frutas.

A grande maioria dos países, segundo o diretor executivo da Associação, Eduardo Brandão, exigem dos exportadores que as frutas sejam de regiões livres da praga. Com a ampliação da área, consequentemente aumenta-se as exportações de frutas, o que é muito importante não somente para o setor, mas para o país de maneira a movimentar a economia.

“Essa conquista é muito significativa para a fruticultura brasileira. A ampliação proporcionará a entrada de novos produtores no mercado de exportação, o que impactará positivamente nos números em volume e valor de frutas exportadas pelo Brasil, sobretudo o melão, cultura mais exportada do país”, disse o diretor executivo.

Ano passado após atender todos os requisitos exigidos para exportação, o estado do Rio Grande do Norte enviou pela primeira vez o melão para a China, sendo também a primeira fruta fresca exportada para o país asiático. A exportação para a China foi muito comemorada visto que este é um grande mercado importador.

Após a publicação da portaria, a área livre passa a compreender os municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, Apodi, Gov. Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário