Hortifruti/Cepea: Auxílio emergencial eleva compras de alimentos perecíveis

Publicado em 30/04/2021 08:28

Neste cenário de pandemia, o comportamento de consumo do brasileiro tem se mostrado diferente entre as camadas da população, variando conforme a intensidade de impactos sobre a renda. Segundo pesquisa da Nielsen, famílias que tiveram a renda reduzida em função da pandemia cortaram despesas e priorizaram descontos e gastos essenciais, enquanto as menos prejudicadas buscaram reproduzir a experiência "fora de casa" na alimentação no lar e se permitiram mais indulgências.

Porém, uma importante mudança no consumo em 2020 foi o auxílio emergencial, que impulsionou as compras das famílias de menor poder aquisitivo. Conforme o estudo Consumer Insights, da Kantar, o incremento na renda elevou o volume de itens nas cestas de compras dos brasileiros e deu acesso a categorias de produtos de maior valor agregado, além de impulsionar as vendas de alimentos perecíveis (como as frutas e hortaliças) – tendo o gasto médio com estes produtos crescido 16% para os que receberam o benefício e 13% para os que não receberam.

Ainda, considerando-se todas as faixas de renda no País, o consumo dentro dos domicílios cresceu 4% em relação a 2019. Quando analisadas apenas as classes D e E, das quais o auxílio foi pago a 72% de seus membros, o aumento no consumo foi de 8% no ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário