Mamão/Cepea: Após quedas consecutivas de preço, havaí volta a reagir
Nesta semana (03 a 07/05), os preços do mamão havaí voltaram a se elevar em todas as praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, após as várias semanas de desvalorização. Segundo agentes, isso ocorreu porque, apesar do volume ainda considerável na roça, o mesmo se reduziu um pouco no período, não havendo mais as grandes sobras (e até perdas) registradas anteriormente. Além disso, houve um leve aumento na procura por ser início de mês, mas, claro, longe do que era observado em anos anteriores a covid-19.
Assim, no Sul da Bahia, o havaí tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 0,41/kg, alta de 18% em relação à semana passada. Já, na Ceagesp, o tipo 15 a 18 foi vendido por R$ 12,33/cx de 8 kg, valor 7% maior na mesma comparação. Para a próxima semana, produtores de havaí esperam que o preço se estabilize, ou até aumente um pouco, diante da tendência de redução gradual da oferta. Porém, ainda existe receio por parte dos mesmos pela fragilidade econômica em que os consumidores encontram, que têm dado preferência a produtos mais “essenciais”.
0 comentário
Brasil precisa superar barreiras internas para avançar como origem estratégica no mercado global de cacau
HORTI RESENHA #158 - Do pioneirismo do kiwi no Brasil à necessidade de incentivar a pesquisa para o futuro da fruticultura
Cacau volta a reagir nas bolsas internacionais, mas mercado interno não acompanha
Produção de cenoura no verão requer gestão de risco para ganhar previsibilidade
Preço do abacate margarida cai 51,6% em um ano
Cacau se recupera de mínimas de várias semanas